SAMU faz alerta quanto a divulgação de situações de emergência em redes sociais

  • 27 de fevereiro de 2023
  • Saúde
SAMU faz alerta quanto a divulgação de situações de emergência em redes sociais

 

O SAMU- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência realiza atendimentos nos mais diversos lugares: domicílio, praças, ruas, locais públicos, se depara com as mais diversas situações de emergência, onde na maioria das vezes as vítimas são expostas a situações graves, delicadas, situações não desejadas, não combinadas, não preparadas e não esperadas.

Estamos falando de enfermidades que geram sentimentos como incapacidade, dependência, insegurança e sensação de perda do controle sobre si mesmo. Conforme relatos dos pacientes, eles reconhecem dificuldade para manter sua identidade,  intimidade e privacidade. A privacidade é um direito individual, que abrange situações relacionadas à intimidade de cada um, ao respeito à dignidade, e aos relacionamentos familiares e sociais.

As pessoas, quando atendidas pelo Serviço de Atendimento Pré Hospitalar SAMU, por algum serviço de saúde, seja ele hospital, pronto socorro entre outros, encontram-se em uma situação de extrema fragilidade. Dentro deste contexto, destacamos o crescente uso das redes sociais como forma não só de se comunicar com amigos e familiares, mas também como ferramenta de publicidade e divulgação. Em nosso cotidiano de trabalho, a cada dia vimos nossos profissionais e nossos pacientes sendo expostos nas redes sociais durante os atendimentos prestados, sendo vitimas de julgamentos indevidos, conclusões inusitadas, que não levam a lugar nenhum.

Solicitamos à população que ao se deparar com uma situação de emergência, disque 192 de qualquer telefone, procure saber o que aconteceu, nome da vitima, endereço, tenha calma e escute as orientações da central de Regulação Médica, a qual fará a liberação da ambulância mais próxima para o atendimento caso seja necessário, dessa forma você estará proporcionando a esta vítima o atendimento que ela precisa.

Não se esqueça de reservar a imagem desta vitima e dos profissionais que estão tentando dar o seu melhor para atender da melhor forma possível diante de muitas dificuldades. Procure respeitar e colocar-se no lugar do outro acreditamos que ninguém gostaria de ser exposto em um momento de dor e fragilidade.