Seca pegou muitas pessoas desprevinidas

Compartilhe

A seca continua preocupando os produtores rurais. Os gastos com o trato animal subiram, já que pastagens estão secas em  decorrência da falta de chuva. Com isso, o produtor teve que gastar a silagem do inverno já no verão, ou fazer investimento para aquisição de alimentos, como o feno de grama tífton.

O fato é de que a seca está causando prejuízos no orçamento e deixando muitas famílias sem poder de compra. As reservas do ano passado podem não ser suficientes para dar seguimento aos investimentos necessários na propriedade, ou, de certa forma, já não existem mais, ocasionando a necessidade de endividamento ou gastos que fazem as contas ficarem no vermelho.

A preocupação do produtor não é somente com a atual seca, mas é também com a possibilidade de que o cenário se repita no próximo ano. Se confirmando essa possibilidade, morar no campo vai passar a ser ainda mais difícil Muitos agricultores estão abandonando a atividade e a seca deste ano pode contribuir para aumento desse número. Além de castigar as colheitas, a seca também provoca o desânimo no campo e na vida orçamentária do produtor.