Muitas são as lembranças da jornada frente à Pastoral dos Anjos! Elma Dahmer, de 79 anos, ainda lembra o carinho e a atenção das crianças que a acompanhavam até a sua casa depois de voltar do trabalho junto ao Hospital Flach. ‘‘Recebia todos os dias a visita das crianças do Bairro Santo Antônio. Elas cantavam e mostravam os seus brinquedos. Foi então que eu percebi que tinha a oportunidade de evangelizar’’, contou ela em entrevista ao Jornal Gazeta.
As primeiras produções foram os chapeus feitos com cartolina e também as roupas de ovelinhas que as crianças usavam para se apresentar no Hospital Flach, em Cerro Largo, em homenagem a história do Bom Pastor. Até hoje, em seu álbum de fotos, ela guarda os recados das crianças que lhe mandavam cartinhas de gratidão e carinho, bem como os registros fotográficos do período. Na época do trabalho junto ao Hospital, ela também lembra com gratidão do Dr. Rene Schwengber que também incentivou o seu trabalho junto aos pequeninos.
Moradora de Cerro Largo, ela confeccionava as roupas, inclusive arcando com os gastos para a confecção, tudo com total amor e dedicação ao trabalho voluntário. Dentre as primeiras apresentações, Elma lembra do Seminário do CEBS, e de apresentação realizada no Salão Paroquial. Esse último que contou com a presença de 600 pessoas e foi um dos marcos iniciais para a confecção das roupas para os anjinhos. As primeiras crianças a receberem uma roupa de anjinho feitas pelas mãos da dona Elma foram Bruna Klein, Luciane Mallmann, Tatiane Hahn e Valesca Garcia.
Os elogios que recebia das pessoas da comunidade foi outro incentivo para a continuação do seu trabalho. Cada vez mais envolvida, dona Elma aumentava o número de itens confeccionados.
Em entrevista, ela contou, inclusive, uma cena que aconteceu há muitos anos, que enalteceu ainda mais a importância do trabalho e da valorização da sua dedicação junto à comunidade: ‘‘O fato aconteceu quando Brenda Klein tinha 4 anos. Era um evento das Missões Populares. Ela falou para o Frei – Nós somos crianças, só estamos fantasiados de anjinho. Eles gostaram muito dessa colocação’’, lembrou.
Atualmente, a Pastoral dos Anjos possui a participação de mais de 30 crianças que se apresentam em diversas ocasiões, principalmente em eventos religiosos da Paróquia Sagrada Família de Nazareth. No ano passado, Elma ainda ajudou na confecção das azinhas novas dos anjos, que durou cerca de três meses para estarem prontas.
Neste ano, devido à idade, ela abriu mão do trabalho. Quem comanda a Pastoral agora é a Pedagoga Imelda Thiele.
Com mais de 30 anos de voluntariado na Pastoral dos Anjos, o sentimento é de gratidão. ‘‘Eu me sinto realizada, tive um objetivo na vida. Recebi muitas visitas dos anjinhos que hoje já são adultos, mas que quando podem, vem me visitar para recordar os bons tempos’’, finalizou.
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site