Pelo menos três estruturas de fronteiras, localizadas no Rio Grande do Sul, estão na pauta da declaração conjunta assinada pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Alberto Fernández, na segunda-feira (23), em encontro ocorrido na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina.
Os dois governos concordaram com todas as ações necessárias para avançar na construção da ponte internacional entre Porto Xavier e San Javier. A ligação é uma reivindicação antiga de prefeitos da região das Missões. A previsão é de que o projeto, assinado no ano passado, seja concluído em até dois anos e meio. Está previsto, pela parte do Brasil, um investimento de R$ 220 milhões.
A travessia entre as duas cidades é feita, atualmente, por balsa. Quando pronta, a nova ponte será mais uma ligação entre o Rio Grande do Sul e a Argentina, uma alternativa às travessias situadas em Uruguaiana e em São Borja.
Os dois governos também salientaram a importância de definir o futuro do regime de gestão e manutenção da ponte entre São Borja e Santo Tomé e do Centro Unificado de Fronteira e Infraestruturas Conexas, antes do final da atual concessão, em agosto de 2023.
No acordo assinado ontem, os presidentes também determinaram que seus governos irão tomar as medidas necessárias para a revitalização e a manutenção regular da ponte localizada em Uruguaiana.
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site