Estamos tão acostumados a ouvirmos a palavra Proagro nas culturas do milho, soja e trigo que fica até estranho imaginar que ele também pode ser encaminhado em outras culturas. Nesta semana, em contato com o Escritório da Emater de São Paulo das Missões, surgiu a informação da realização de um Proagro de meia hectare de melancia.
O agricultor em questão não é paulistano, mas encaminhou o projeto pela Emater do Município. O Proagro encaminhado corresponde a uma área de meia hectare, localizado em Porto Xavier. Segundo a equipe da Emater, essa é a primeira vez que um Proagro dessa cultura é solicitado no Escritório.
Embora se ouve falar mais nos custeios de grão como soja e milho, é possível encaminhar o seguro em várias culturas. ‘‘Na região de Tuparandi e Santa Rosa, é comum o seguro do painço, utilizado como alimento para os pássaros. Na região de Dezesseis de Novembro e Roque Gonzáles tem a cultura da alfafa. Pode-se fazer Proagro em praticamente todas as culturas, necessitando o agricultor fazer o custeio da produção, garantindo o seguro em caso de perda. Particularmente, é a primeira vez que tivemos um caso de uma área de melancia que teve que ser periciada’’, disse Junior Kessler, Técnico em Agropecuária e Chefe do Escritório Municipal da Emater.
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site