Cuidado com o desperdício

Compartilhe

A seca está aí e com ela vários problemas no que se refere ao abastecimento de água. Na edição desta semana, o Jornal Gazeta traz reportagens sobre a situação da seca em São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá e Guarani das Missões.

As produções enaltecem ainda mais a necessidade de realizar o consumo consciente de água. No Cantão Suíço das Missões, por exemplo, a comunidade do Povoado Planalto e Colônia Municipal estão recebendo água mediante o caminhão pipa, já que os poços artesianos secaram. Na comunidade da Jacu Centro, Guarani das Missões, o caso é o mesmo. Se a seca se prolongar, a situação pode complicar ainda mais na região, trazendo mais problemas na distribuição de água e também acometendo a produção agrícola que já sofre com os impactos da falta de chuva.

Além disso, estamos falando de uma seca atrás da outra. No Biênio 2021/2022, a seca foi ainda pior, com perdas ainda maiores do que até então registradas pela Emater dos Municípios. Outro quesito: não choveu suficiente para recompor o volume hídrico: sim, com a chegada do inverno, a quantidade de chuva não foi suficiente após uma seca tão severa. O resultado está aí: pouca água nos poços artesianos e o pedido para que se evite o gasto desnecessário.