Depois de muito trabalho, chegou o dia de escolher a Corte da Polfest…

Depois de muito trabalho, chegou o dia de escolher a Corte da Polfest...

Por Joseane Nascimento – Presidente da Comissão Social da Polfest

‘‘Guarani das Missões, conhecida e reconhecida desde 1996 e recentemente pelo Projeto de Lei Estadual 530/2019 (aprovado em 13 de dezembro de 2022), como a Capital Polonesa dos Gaúchos, procura estar sempre elevando a cultura, nunca perdendo o legado de nossos antepassados, vindos do além-mar, Polônia.

Com esse intuito, iniciamos os trabalhos da Comissão Social da 16ª Polfest Internacional, buscando candidatas interessadas pela propagação de nossa cultura. Iniciamos com 31 inscrições; 28 candidatas foram efetivadas e passaram a aperfeiçoar-se em busca da coroa à Polfest. Sabíamos que estávamos diante de um grande desafio pós pandemia da Covid-19. Então, buscamos para as aulas preparatórias assuntos que abordassem além da História Cultural de Guarani das Missões, o desenvolvimento da Autoconfiança, o Empoderamento Feminino, Direitos da Mulher, Tipos de Comunicação e cuidados com a Beleza Feminina.

Iniciamos as aulas preparatórias no dia 04 de novembro, se estendendo até dia 11 de dezembro. Foram finais de semana intensos de aprendizagem, partilha e emoção. Mais de 40 horas de preparação e árduo trabalho.
Em meio a estes finais de semana, também realizou-se a avaliação escrita, onde as candidatas puderam demonstrar o conhecimento adquirido. Esta, que é um quesito fundamental na avaliação geral.

No último final de semana, nos dias 10 e 11, tiveram a preparação para passarela, bem como, dicção, oratória, postura, apresentação pessoal com Jeferson Scherer e Antoni Domingos, vindos da cidade de Santa Rosa/RS.
Contamos com inúmeros profissionais para engrandecer nosso concurso, os quais não podemos deixar de agradecer, são eles: Cristiane e Gabriel Kotlewski – filhos de Guarani das Missões e hoje residentes em Balneário Camboriú/SC; Aline Niewinski vinda da cidade de Santo Ângelo/RS, Lauro Luiz Marmilicz, Vilmar Person, Adriana Snitowski, Moises Marczewski, Patricia Jablonski, Neuza Wisniewski, Lidia Rigodanzo, Natália Lysyk, estes residentes em nosso município, e ainda, Crisley Scapini de Passo Fundo/RS e Marzena Kowalczyk Jassak, professora vinda da Polônia, que atua em nossa cidade.

Com isso desejamos às nossas candidatas muita sorte e que todo aprendizado adquirido fique não somente para este momento, e sim, para a vida. Pois nossa intenção foi prepará-las para uma contínua perpetuação da cultura polonesa, partilhando conhecimentos e motivando-as, a alçar voos mais distantes’’.