Escorpiões à solta

Compartilhe

Na última semana, em conversa com o a Equipe de Combate a Endemias de Cerro Largo, falou-se em um fato pouco comum, mas que existe em Cerro Largo e é frequente no Morro Santa Maria: o aparecimento de escorpiões.
O que chama a atenção não é a presença deles, mas sim a propaganda de que a dedetização resolveria o problema. Grande engano! Até onde se sabe, não existe um produto capaz de aniquilar esses inquilinos que visitam as casas dos moradores, mas a propaganda existe.

Fez uma dedetização e os bichos continuam vindo?
O fato é de que a dedetização não resolve o problema, pelo contrário, acaba fazendo os bichos saírem de sua toca. Por quê? Os escorpiões se alimentam de insetos e pequenos animais ou filhotes (aranhas, grilos, pássaros, roedores), sendo a barata o seu alimento principal no meio urbano. Ao serem exterminadas, os escorpiões acabam saindo da sua toca para buscar alimento em outro local. Isso significa que em vez da dedetização controlar os escorpiões acaba por dispersá-los pela escassez de comida.
Que medidas adotar para manter os escorpiões longe?

Os escorpiões que habitam no meio urbano se alimentam principalmente de baratas, portanto, são comuns em locais com acúmulo de lixo. São animais que não atacam, mas se defendem quando ameaçados. Para evitar encontros indesejados, é importante: manter lixos bem fechados para evitar baratas, moscas e outros insetos que sejam alimento dos escorpiões; manter jardins e quintais limpos. Evitar acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências; em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques; afastar camas e berços das paredes; evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão.

O Ministério da Saúde faz o alerta:
O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. Esses produtos, além de não possuírem, até o momento, eficácia comprovada para o controle do animal em ambiente urbano, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando o risco de acidentes.