Governo do RS distribui 200 mil doses de vacina contra a Covid a municípios

  • 22 de novembro de 2022
  • Saúde
25
Compartilhe

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) começou nesta terça-feira (22) a distribuição de mais de 200 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aos municípios do Rio Grande do Sul. Segundo a SES, serão atendidos todos os municípios que fizeram solicitação referente a doses para adultos, adolescentes e crianças a partir dos 3 anos.

Ao todo, estão sendo distribuídas 143 mil doses de Pfizer adulto14 mil de Pfizer para adolescentes21 mil de Pfizer infantil (5 a 11 anos) e 23 mil doses de Coronavac (para crianças de 3 e 4 anos). As quantidades por cidade foram definidas de acordo com as solicitações feitas pelas secretarias municipais.

Conforme a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, a queda na procura pelas vacinas nos últimos meses fez com que municípios reduzissem o volume pedido. “Por isso, pontualmente, algumas cidades começaram a ter escassez nesses últimos dias, quando o aumento nos casos levou muitas pessoas a procurar a imunização.”

A SES informou que, mesmo com a entrega das doses nesta semana, os estoques não ficarão desabastecidos e, havendo a necessidade, mais vacinas podem ser enviadas às cidades.

Recomendações

 

Com o aumento da circulação da subvariante BQ.1 e a identificação da nova subvariante, o Cevs lançou nesta segunda-feira (21) um novo informe com recomendações de atualização do esquema vacinal contra a doença e o uso de máscara em alguns casos. Veja recomendações abaixo.

  • Atualização do status vacinal da população não vacinada ou com esquema vacinal incompleto para sua faixa etária;
  • Utilização de máscara para: indivíduos imunocomprometidos, idosos e com comorbidades, em locais fechados ou pouco ventilados com grande concentração de pessoas, por serem mais suscetíveis a desenvolver casos graves quando infectados pelo Sar Cov-2; indivíduos sintomáticos respiratórios para evitar a transmissão do quadro clínico; contactantes domiciliares assintomáticos de casos confirmados de Covid-19; indivíduos, principalmente aqueles com maior vulnerabilidade, que apresentarem sintomas compatíveis com síndrome gripal deverão procurar assistência médica para confirmação diagnóstica e monitoramento;
  • Os casos confirmados de Covid-19 deverão manter-se afastados por um período máximo de 7 dias ou por 5 dias com teste negativo para Sar Cov-2;
  • Intensificar a testagem, por meio do Teste Rápido de Antígeno, dos casos suspeitos de Covid-19.